VW Polo vs Kamaz num troço do Rali da Finlândia
O mítico troço de Ouninpohja, na Finlândia, foi o palco de um duelo impensável entre o VW Polo WRC de 318 cv, que garantiu três vitórias nas últimas quatro edições da prova finlandesa, e o Kamaz 4326 de 1 000 cv, que tem dominado o Dakar.
Jari-Matti Latvala é um profundo conhecedor do "seu" rali, mas esta experiência foi um desafio diferente para Ayrat Mardeev, o vencedor do Dakar em 2015 e do Rali Rota da Seda Moscovo Pequim disputado há algumas semanas.
É evidente que o VW, com 1 000 kg de peso e um motor 1.6 turbo a gasolina, estava mais à vontade do que o monstruoso Kamaz de 10 200 kg, equipado com um motor diesel de 16,2 litros de cilindrada.
"Quando se acelera a potência surge tão rapidamente, que o camião fica para trás", referiu Latvala. "Mas o engraçado é que nas travagens, quando ele fica mais perto, apenas pensava em fugir dali"...
"É incrível como o camião salta", acrescentou o piloto finlandês. Mas isso é algo natural para Mardeev. "Saltos são um dia normal de trabalho durante o Dakar", admitiu o russo. "Nos raids isso está sempre a acontecer e perdemos a conta de tantos saltos, mas este troço é lendário no Campeonato do Mundo, talvez mais pela localização do que pelos próprios saltos e a sua importância no WRC. Por isso, para mim e para o Jari este é o significado da nossa vida e não podemos viver sem esta adição de adrenalina".
O Kamaz faz parte da vida do russo. "É uma máquina impressionante", admitiu Mardeev. "Estar ao volante de um camião tão potente é uma sensação incrível: sente-se a potência logo que se liga o motor e as vibrações chegam ao nosso corpo e vão até às mãos".
Outros finlandeses como Ari Vatanen, Juha Kankkunen e mais recentemente Mikko Hirvonen já tiveram sucessos nas provas fora-de-estrada. Resta agora saber se Jari-Matti Latvala poderá ser o próximo...